A verdade dos outros

Lua Nova 1 dez. 2024

Cada vez me parece mais delicado o trabalho de alcançar equilíbrio entre a minha e a verdade dos outros, por ser tão desafiante tal partilha. Todos tendemos a tomar as opiniões de modo pessoal, vendo como ataque a mera expressão da sensibilidade alheia. Entramos, pois, na defensiva, ou caímos na tentação de nada dizer, para evitar ferir suscetibilidades, mantendo um sorriso de conveniência.

Em teoria, sabemos ser imenso o leque de visões sobre o mundo. Porém, quando toca a lidar diretamente com tal amplitude, agimos a partir da insegurança, que se esconde sob a prepotência, ou ficamos presos no raciocínio fantasioso, que engendra hipotéticos cenários de duelos verbais, onde o ego acaba sempre vencedor.

O desafio será praticar a paciência — fundamento da escuta ativa, na curiosidade e no respeito pela diferença —, dando espaço ao outro para se exprimir, sem levantamento de armas, nem atropelos mentais (tal como preparar de antemão resposta, sem ouvir até ao fim). De igual importância, creio, é a confiança, não só na possibilidade de entendimento, como também na nossa resiliência interna.

Porque quando, face a juízo contrário, tocamos a nossa delicada dor (enraizada nos primórdios da rejeição, lá nas brumas da infância), podemos sempre escolher. Em vez de buscar solução direta, podemos respirar, acolher, aceitar, aprofundar e, deste modo, criar espaço para o movimento interno. É nesta dinâmica dedicada que podem crescer as relações, a partir da assunção de mútua vulnerabilidade. Assim se aprofundam amizades, avançando pelo centro da diferença, rasgando a pele, até, se a minha verdade perfurar a tua ferida. Assim enriquecemos.

#image_dianavalmeida — Amigas, Lisboa, verão de 2011.

::::::: Sobre o meu trabalho :::::::

O meu serviço centra-se na Criatividade, instrumento regenerativo que manifesto de diversos modos.

Ofereço uma terapia holística, combinando energia, taças tibetanas, cristais, voz e  sinergias de óleos essenciais personalizadas  — Afinar o Coração. Na Colmeia (Antiga Escola Primária de Fontanelas, Sintra).

Proponho workshops de desenvolvimento humano, unindo escrita e meditação, ou mentorias criativas individuais para desenvolveres um projeto de escrita ou trabalhares um tópico particular de desenvolvimento humano — Escrever o Coração

Realizo Rituais Fotográficos que honram a beleza singular de cada Ser — Retrato Sagrado e Corpo Vivo: Deusa Grávida.

Queres saber mais, ou marcar uma sessão? Fala comigo — 966505716 (WhatsApp, Signal, Telegram) ou em viva voz.

Bem-hajam!

Partilha:
Scroll to Top