Amar, criar, cuidar, brincar e respirar

Lua Cheia, 13 janeiro 2025

A língua constrói sentido através de elos poéticos que expressam perceções misteriosas sobre a vida. Por exemplo, “cair em si” implica movimento descendente de um lugar de ausência (veja-se a antítese “fora de si”) para a presença plena. Este tombo chama-nos ao corpo, e contraria teorias várias que colocam o centro na cabeça, declarando a primazia da razão, como já escrevi antes.

Na sua imensa complexidade, o corpo é o veículo mágico que nos transporta pelo espaço-tempo, em constante movimento de morte e regeneração celular. Vivemos de dádivas várias, reguladas pela saber do corpo, em consonância com alguma fonte secreta. A dinâmica da vida é, em si, o maior milagre.

O sistema nervoso autónomo garante uma série de funcionalidades básicas para a sobrevivência, incluindo a respiração, o ritmo cardíaco e a digestão. Para que este mestre-mor funcione da melhor forma, temos de nos sentir seguros, tranquilos e felizes. Com efeito, das chamadas emoções básicas, o medo, a ira e a tristeza (a despeito da sua importância, em determinados contextos) destabilizam a homeostasia.

Cair em mim implica, pois, tomar consciência das minhas necessidades, de modo a poder autorregular-me, quando saio de mim — o que, na minha experiência, sucede vezes sem conta, ao longo dos dias. No fundo, precisamos de recriar as condições de confiança, serenidade e alegria que nos permitem prosperar.Esta sabedoria inata, que ficou perdida algures nos traumas da infância, entre a fralda suja e o berro da mãe exausta, pode (e deve!) ser agora recuperada. As estratégias são comuns à(s) família(s) humana (e dos bichos e plantas, acredito) — amar, criar, cuidar, brincar e respirar profundamente são algumas delas. Vamos?

#image_dianavalmeida — Rute e Graça, era verão

::::::: Sobre o meu trabalho :::::::

O meu serviço centra-se na Criatividade, instrumento regenerativo que manifesto de diversos modos.

Ofereço uma terapia holística, combinando energia, taças tibetanas, cristais, voz e  sinergias de óleos essenciais personalizadas  — Afinar o Coração. Na Colmeia (Antiga Escola Primária de Fontanelas, Sintra).

Proponho workshops de desenvolvimento humano, unindo escrita e meditação, ou mentorias criativas individuais para desenvolveres um projeto de escrita ou trabalhares um tópico particular de desenvolvimento humano — Escrever o Coração

Realizo Rituais Fotográficos que honram a beleza singular de cada Ser — Retrato Sagrado e Corpo Vivo: Deusa Grávida.

Queres saber mais, ou marcar uma sessão? Fala comigo — 966505716 (WhatsApp, Signal, Telegram) ou em viva voz.

Bem-hajam!

Partilha:
Scroll to Top