A última palavra

A última palavra

Lua Cheia 27 novembro 2023

Quantas vezes uma conversa se torna disputa por cairmos na tentação de acrescentar mais uma ideia? Já tínhamos percebido que o nosso interlocutor discordava do ponto de vista por nós acalentado. Os seus contra-argumentos haviam rebatido de baixo acima o nosso edifício de certeza. Contudo, continuamos a perseguir a falsa sensação de triunfo que nos traz a última palavra.

Na verdade, temos todo o direito às nossas verdades. Sim, a soberania é um marco de poder que nos ancora. É fulcral conseguirmos ser fiéis a princípios basilares que nos guiem através da incerteza e nos mantenham firmes, autónomos, num mundo em que a ética, por vezes, se torna jogo. 

Porém, é triste criar desatino por querermos, à força, convencer o outro da nossa perspetiva. É infantil pretender agarrar o modelo maniqueísta da absoluta clareza. Tal impede, aliás, a comunicação, que pressupõe a possibilidade de troca e de mútua (re)construção narrativa.

Quando chegamos ao encontro imbuídos da santidade da crença, falamos a partir do ego, não do coração. Em vez de alçarmos degraus, para subirmos juntos até novo entendimento, erguemos muros, que impedem sequer a contemplação da diferença, quanto mais a sua integração numa totalidade de sentido renegociada.

Esta é a amarga vitória da última palavra, eco seco ressoando em câmara vazia, afastados aqueles que nos contradizem. Podemos flutuar numa breve impressão de êxito, sim. Mas cedo percebemos que esta mania de querermos ter sempre razão acaba por ampliar a nossa cada vez maior solidão.

Antes escolher escutar o silêncio da palavra não-dita, atentos ao ar que nos respira.

#image_dianavalmeida — Street Art, Porto, 2019

sobre o meu trabalho

O meu serviço centra-se em três áreas — Energia, Criatividade e Visão

Ofereço uma terapia holística, combinando energia, taças tibetanas, cristais, sinergias de óleos essenciais personalizadas e (se a tua pele quiser ser tocada) massagem intuitiva — Afinar o Coração

Proponho workshops de desenvolvimento humano, unindo escrita e meditação, ou mentorias criativas individuais para desenvolveres um projeto de escrita ou trabalhares um tópico específico — Escrever o Coração

Realizo Rituais Fotográficos que honram a beleza singular de cada Ser — Retrato Sagrado e Corpo Vivo: Deusa Grávida.

Na época natalícia, em que nos iluminamos mutuamente em presença e amorosas lembranças, considera oferecer uma terapia, uma mentoria de escrita ou uma sessão de fotografia. Há vouchers!

Queres saber mais, ou marcar uma sessão? Entra em contacto comigo através da caixa de mensagens no final deste site.

Menopausa em Círculo com Avani Ancok & Diana V. Almeida. Estás a chegar à pré-menopausa ou já deixaste de sangrar? Como te sentes? Como afeta este processo o teu corpo, as tuas emoções, a tua mente, a relação contigo mesma e com os outros? Junta-te em círculo com outras mulheres para partilhares a tua experiência e para empoderares o teu, o nosso, caminho. Nova data a definir em breve. Escala de abundância, de 10 € a 30 €.

Grata. Bem-hajas!

Partilha:
Scroll to Top