Tempo de colheita
Lua Nova, 25 setembro 2022
Esta lunação chega com duplo começo, unindo Sol e Lua logo após o equinócio de outono, em que dia e noite, os arquétipos masculino e feminino, encontram o equilíbrio, em igual intensidade. O facto de diversos planetas estarem retrógrados cria também a oportunidade de reavaliar percurso, preparando o mergulho da estação. Muitos mitos descrevem este processo natural cíclico através da descida do herói-que-demanda ao submundo, para confrontar as (suas) sombras.
Neste momento é, pois, importante reconhecer e honrar as tuas aprendizagens, vendo onde e como poderás (continuar a) crescer. Atravessamos um período de mudança de paradigma, a vários níveis, pelo que será interessante avaliar as ferramentas de que dispomos para enfrentar os desafios de reestruturação interna. Uma das tónicas desta nova era será, sem dúvida, a resiliência individual. Como conseguiremos aprofundar raiz quando tudo parece desmoronar ao nosso entorno?
Após um período de contração em que os números da morte alimentaram sem cessar o medo, vemo-nos confrontados com imagens de uma guerra em modo Live, testemunhas da brutalidade humana. A economia retrai-se, enquanto a concentração de capital aumenta. Nunca houve na história tão poucos muitíssimo ricos e tantos pobres, nem tamanha disparidade de recursos entre os países do chamado ocidente e o resto do mundo, onde a fome surge diretamente ligada à crise climática, que já não podemos negar.
Entretanto, multiplicam-se soluções alternativas, crescem comunidades, aumenta a resistência à tecnocracia, no reconhecimento de que somos seres da Terra, vivendo numa realidade fractal, em que o menor contém, reflete e amplia o maior, e vice-versa. Pela primeira vez na história, o saber místico alcança milhões de pessoas e permeia o seu quotidiano, na consciência da sacralidade da vida.
Onde queres, escolhes, tu colocar energia a cada instante, no coração irradiando compaixão ou na mente labiríntica multiplicando julgamentos em espelho? Quais são os frutos da tua colheita nesta estação?
Próximos eventos
Outubro
2 — Writing the Heart: Diving into Your Internal Waters
Quinta Ten Chi, Dragon Dojo, 11h30-13h / Riding the Water Tiger II: Creativity Festival
We will get in touch with our creative flow through breath work and meditation techniques to then work with a mystic poem and an art work. Let’s dive under the skin and find words to dress our dreams.
6 — Kundalini Yoga
19h00-20h30, Espaço Mahatma, Janas
O yoga trabalha o corpo para aquietar a mente e gerar paz interior. O Kundalini Yoga promove o bem-estar físico e a harmonia interna, através de exercícios de respiração, posturas, entoação de mantras e meditação.
9 — Caminhar no Coração
Serra de Sintra, 10h00-15h
Caminhada meditativa em silêncio guiada pela Maria João Ferraz, com exercícios de yoga, meditação e escrita propostos por mim.
10 — Escrever o Coração: De médico e louco
Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, Centro Cultural e Juvenil de Sto. Amaro, Câmara Municipal de Almada. Programa em finalização
Como pode o impulso criativo, estimulado por estratégias meditativas, contribuir para criar uma coerência interna?
::::
Escrever o Coração_Cursos Online e Mentoria Criativa
_Escrita de Mim para quem quer explorar técnicas de expressão autobiográfica e trabalhar o processo de aperfeiçoamento de texto, a partir da leitura e análise de crónicas, artigos e ensaios pessoais.
_7 Escritas para quem quer estudar os 7 principais chakras, portais que unem o corpo físico e energético e nos abrem às diversas dimensões da existência, através da escrita e de exercícios de meditação e de yoga.
_Mentoria Criativa para quem quer desenvolver um projeto de escrita ou trabalhar uma temática específica com acompanhamento individual.
Cursos abertos a inscrições, com datas a determinar de acordo com a disponibilidade dos participantes.
Para mais informação, viaja no site ou envia-me uma mensagem privada, por favor.
Bem-hajas!