Tempo de colheita

Lua Nova, 25 setembro 2022

Esta lunação chega com duplo começo, unindo Sol e Lua logo após o equinócio de outono, em que dia e noite, os arquétipos masculino e feminino, encontram o equilíbrio, em igual intensidade. O facto de diversos planetas estarem retrógrados cria também a oportunidade de reavaliar percurso, preparando o mergulho da estação. Muitos mitos descrevem este processo natural cíclico através da descida do herói-que-demanda ao submundo, para confrontar as (suas) sombras.

Neste momento é, pois, importante reconhecer e honrar as tuas aprendizagens, vendo onde e como poderás (continuar a) crescer. Atravessamos um período de mudança de paradigma, a vários níveis, pelo que será interessante avaliar as ferramentas de que dispomos para enfrentar os desafios de reestruturação interna. Uma das tónicas desta nova era será, sem dúvida, a resiliência individual. Como conseguiremos aprofundar raiz quando tudo parece desmoronar ao nosso entorno?

Após um período de contração em que os números da morte alimentaram sem cessar o medo, vemo-nos confrontados com imagens de uma guerra em modo Live, testemunhas da brutalidade humana. A economia retrai-se, enquanto a concentração de capital aumenta. Nunca houve na história tão poucos muitíssimo ricos e tantos pobres, nem tamanha disparidade de recursos entre os países do chamado ocidente e o resto do mundo, onde a fome surge diretamente ligada à crise climática, que já não podemos negar.

Entretanto, multiplicam-se soluções alternativas, crescem comunidades, aumenta a resistência à tecnocracia, no reconhecimento de que somos seres da Terra, vivendo numa realidade fractal, em que o menor contém, reflete e amplia o maior, e vice-versa. Pela primeira vez na história, o saber místico alcança milhões de pessoas e permeia o seu quotidiano, na consciência da sacralidade da vida.

Onde queres, escolhes, tu colocar energia a cada instante, no coração irradiando compaixão ou na mente labiríntica multiplicando julgamentos em espelho? Quais são os frutos da tua colheita nesta estação?

Image Diana V. Almeida. Altar. Equinox Celebration, Sept. 2022, Ashram Ram Dass Guru, Sta. Susana.

Próximos eventos

Outubro

2 — Writing the Heart: Diving into Your Internal Waters

Quinta Ten Chi, Dragon Dojo, 11h30-13h / Riding the Water Tiger II: Creativity Festival

We will get in touch with our creative flow through breath work and meditation techniques to then work with a mystic poem and an art work. Let’s dive under the skin and find words to dress our dreams.

6 — Kundalini Yoga

19h00-20h30, Espaço Mahatma, Janas

O yoga trabalha o corpo para aquietar a mente e gerar paz interior. O Kundalini Yoga promove o bem-estar físico e a harmonia interna, através de exercícios de respiração, posturas, entoação de mantras e meditação.

9 — Caminhar no Coração

Serra de Sintra, 10h00-15h

Caminhada meditativa em silêncio guiada pela Maria João Ferraz, com exercícios de yoga, meditação e escrita propostos por mim.

10 — Escrever o Coração: De médico e louco

Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, Centro Cultural e Juvenil de Sto. Amaro, Câmara Municipal de Almada. Programa em finalização

Como pode o impulso criativo, estimulado por estratégias meditativas, contribuir para criar uma coerência interna?

::::

Escrever o Coração_Cursos Online e Mentoria Criativa

_Escrita de Mim para quem quer explorar técnicas de expressão autobiográfica e trabalhar o processo de aperfeiçoamento de texto, a partir da leitura e análise de crónicas, artigos e ensaios pessoais.

_7 Escritas para quem quer estudar os 7 principais chakras, portais que unem o corpo físico e energético e nos abrem às diversas dimensões da existência, através da escrita e de exercícios de meditação e de yoga.

_Mentoria Criativa para quem quer desenvolver um projeto de escrita ou trabalhar uma temática específica com acompanhamento individual.

Cursos abertos a inscrições, com datas a determinar de acordo com a disponibilidade dos participantes.

Para mais informação, viaja no site ou envia-me uma mensagem privada, por favor.

Bem-hajas!

Partilha:
Scroll to Top